domingo, 10 de junho de 2012

ConFABULAndo com o Meio Ambiente!



Nesta sexta-feira, dia 08 de junho, a Patrulha Ambiental divulgou o resultado do concurso de redações sobre o Meio Ambiente no Colégio La Salle Niterói. A grande campeã foi a aluna Eduarda Marion Pazdzicti da Silva, da turma 161, que escreveu uma narrativa cheia de linguagem figurada e de emoção. Parabéns!


Mudando para melhor

            Em São Paulo, vivia uma menina comum, mas ao mesmo tempo diferente, porque era inimiga do meio ambiente, odiava tudo nele, não o cuidava, só pensava nela e em sua aparência. Até que um dia ela ficou sem carona e acabou indo com o transporte que mais ajuda o meio ambiente, seus pés.
            O caminho era o mesmo, mas tinha algum imprevisto que o tornava diferente, incomum, em todas as ruas que ela passava sentia algo novo que de carro nunca tinha sentido. Tinha uma rua estreita, com plantas nascendo nas pequenas rachaduras das pedras e uma roseira plantada na esquina, mas eram apenas os botões, que chamavam a atenção dela. Ouviu cantos de pássaros vindo do jornal da rua e foi ver o que era e acabou encontrando uma incrível floresta, mas não era qualquer uma, ela era especial, então olhou rapidamente o relógio em seu pulso, consultou as horas e viu que faltava bastante tempo para que se atrasasse para a escola. Então, entrou na floresta, seguiu a trilha e quando acabou viu uma enorme cachoeira com água cristalina e ao seu redor havia várias rosas da cor vermelha e branca dando um ar de romantismo, no meio da cachoeira tinha uma ponte onde ela atravessou e o outro lado era mais mágico do que ela pensava. Então viu uma coisa mais mágica ainda, uma coruja azul e de bobeira a perguntou:
            - Por que você é azul?
            E por mais que pareça estranho, a coruja respondeu:
           - Por que este lugar é capaz de mudar todos e a cor azul me faz lembrar uma coruja pura, livre, fiel e amiga e tenho que te falar para que não destrua este lugar.
            - Você fala!!! – só isso ficava perturbando na cabeça – E não vou destruir este lugar!
            - É, não este, mas outro e vai acabar nos prejudicando! Então mude para melhor, pense o que o mundo te fez e lembre-se cuide do mundo como você cuida de você mesma, ame ele como ele a ama e como você ama sua família e seus amigos, seja gentil com ele que ele lhe agradecerá e fale para seus amigos serem amigos dele que ele os amará.
            - Lindo! Mas adeus, tenho que ir!
            Depois daquela conversa ela pensou muito e resolveu mudar e mudar para melhor. Só havia um problema, uma empresa queria demolir a floresta e construir uma fábrica de carros, então ela resolveu fazer um protesto, convidou os animais e as pessoas que a apoiaram, enfim foram todos na floresta e fizeram uma roda e deram as mãos e bem daí começaram a cantar e quanto mais cantavam mais pessoas apareciam e protestavam, então a prefeitura acabou mandando eles construírem um outro lugar e que fabricassem carros que não prejudicassem o meio ambiente.
            Quando os problemas acabaram a roseira finalmente desabrochou e o melhor foi que a menina viu essa cena mágica que foi no dia da árvore quando ela passou pela roseira para apreciá-la, aconteceu, e para ela quis dizer que o mundo havia mudado e para melhor e que as pessoas sentiram que tinham voz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário