quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A Patrulha Ambiental e as ESTAÇÕES DO ANO!



Os alunos da Educação Infantil Pré 2 estão realizando estudos à cerca das quatro estações do ano. Por isso, os alunos da Patrulha Ambiental, juntamente com a professora Nádia Santanna, foram convidados pelas professoras Jaqueline Valim e Kely Almeida a fazerem uma explicação prática e teórica sobre o assunto aos alunos das turmas 021 e 022. Sendo assim, os Patrulheiros Ambientais prepararam um teatro onde explicaram a função da localização do planeta em relação ao sol, os movimentos que a terra faz para criar as estações do ano e as diferenças de temperatura e as sensações térmicas em cada estação do ano. Os educandos aprenderam e se divertiram muito durante toda a atividade.

Esta é a história de Kika, que foi contada com muita animação pelos patrulheiros para os pequeninos:

Kika e as estações do ano

Era uma vez, uma menina chamada Kika. Kika era uma menina que gostava muito de aprender e saber as coisas. Até que um dia Kika perguntou para sua mãe, de onde vinham as estações do ano? A mãe não soube lhe responder a pergunta então ela enrolou, enrolou, e não respondeu. Então Kika disse:

Kika: Ninguém entende minhas perguntas
Daí uma voz, meio que vindo não sabemos de onde diz. 

Sol: Eu te entendo kika. 

Kika: Quem falou isso? 

Sol: Fui eu aqui em cima, o sol 

Kika: Olá senhor sol, diga-me porque o tempo esta sempre mudando? As vezes frio, as vezes calor, as vezes as flores nascem as vezes as folhas ficam secas, porque isso? 

Sol: Bom Kika, essas mudanças de temperatura que tu acabaste de me dizer são chamadas de estações do ano. Elas acontecem através de um movimento que a terra faz ao redor de mim, o Sol, chamado de translação. A terra, por mais que pareça que está parada, ela não esta não, ela está sempre se movimentando, sempre girando. Às vezes a Terra está lá longe de mim, outras um pouco mais perto, assim uma hora está frio e outra calor. Bom, um ano tem 365 dias que é o tempo que ela leva para dar uma volta completa ao meu redor. Nós dividimos esses 365 dias em 4 estações, a primeira é o verão, que é a estação do calor, da praia, que é quando eu mais apareço; diz o sol; depois vem o outono, que é a estação do ano onde as folhas secam e caem das arvores e ficam espalhadas pelas ruas e pelas nossas casas; depois vem o inverno, que é a estação do frio, estação de usar roupa quentes, casacos, onde em alguns lugares do mundo cai neve. E por último vem a primavera, que é a estação das flores, a estação dos pássaros, a estação do amor

Kika: Nossa! Que legal senhor Sol, agora eu vou poder falar para minha mãe que as estações do ano acontecem por causa do movimento que a Terra faz ao redor de você, e cada estação tem um nome e acontece uma coisa diferente com o tempo, que legal né pessoal. 

Kika impressionada, contou tudo que o Sol havia lhe contado para sua mãe e para todos os seus amigos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário